Por Renilso Senhorinho
Participaram estudantes de 87 escolas da rede estadual em 52 municípios de Mato Grosso
Gustavo Silverio Batista, 17 anos, aluno do Terceiro Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Deputado Bertoldo Freire, é o único representante de São José dos Quatro Marcos, classificado na seleção de estudantes da rede pública estadual para o programa de intercâmbio MT No Mundo, gerido pela secretaria estadual de Educação (Seduc).O intercâmbio terá duração de três semanas e será realizado na Inglaterra. Ao todo, 100 estudantes foram selecionados.
Em entrevista concedida ao Site Quatro Marcos Notícias, Gustavo disse que é um sonho poder sair do Brasil e visitar um outros país, “é muito incrível essa sensação de poder conhecer outros lugares”. Gustavo, segundo a direção da escola, é um jovem estudioso e disciplinado, a reportagem passou uma mensagem aos alunos sobre a importância de dedicar aos estudos. “É muito importante estudar ainda mais quando somos incentivados e ter a oportunidade e acreditar que tudo é possível”.
Para a Diretora da Escola Estadual Deputado Bertoldo Freire Dulcilene das Graças Andrade, é uma alegria enorme ter o aluno Gustavo Silverio aprovado, e indo para Londres na Inglaterra. De acordo a Diretora, vários alunos da Escola, poderiam ter sido classificados, mas devido a concorrência ampla, isso não ocorreu. Dulce pontuou que houve uma dedicação enorme da professora Keli, professora de Inglês do ensino médio 2022, que trabalhou muito e oportunizou ao aluno a ser classificado em umas das três vagas da Diretoria Regional de Ensino - DRE de Cáceres.
“Foi um imenso prazer ter trabalhado com o aluno Gustavo Silverio no periodo de 2022, e iniciando 2023 com o curso de Inglês oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, que foi um suporte muito grande para nós professores e a forma técnica de trabalhar as quatro habilidades tecnicas de ler, falar e escrever, e isso facilitou muito o nosso trabalho com os alunos, simultaneamente com o incentivo do Governo do Estado em oferecer bolsas de estudo aos alunos para fazer o intercâmbio em Londres. Pontuou a Professora de Inglês keli Cristina de Souza Marçal Ulian.
O programa tem como objetivo incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, principalmente em relação ao domínio de uma língua estrangeira, por meio de imersão cultural e desenvolvimento de habilidades, competências interculturais e experiência de estudo.
No período, o estudante receberá uma ajuda de custo semanal, no valor de 200 libras esterlinas (cerca de R$ 1,2 mil), para despesas pessoais, como transporte e alimentação. A acomodação será em casa de família no país de destino. A Seduc também providenciará os seguros viagem e saúde para o período do intercâmbio.
Todos os alunos regularmente matriculados no Ensino Médio da rede estadual de ensino já estão automaticamente inscritos para a seleção do programa de intercâmbio.
De acordo com o edital, a previsão é que a classificação provisória dos estudantes seja publicada no dia 6 de março, e o resultado final no dia 14 do mesmo mês. O cronograma também prevê o agendamento para emissão dos passaportes entre 29 de março e 5 de maio. A data do embarque ainda não foi definida.